-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nigel Young
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do Grupo MOL na Hungria já foi inaugurada. Localizado no sul de Budapeste e projetado pela Foster + Partners em colaboração com o Finta Studio, o edifício consolida as operações da empresa em Budapeste em um único local. A edificação é uma parte integrante da visão sustentável do Grupo MOL para 2030, fornecendo um projeto para o escritório do futuro.
Os pavimentos inferiores do prédio de 28 andares abrigam restaurantes, um ginásio, um centro de conferências e toda uma série de outras instalações para funcionários, enquanto os espaços flexíveis para escritórios estão nos pavimentos superiores. O verde percorre o coração do edifício, desde o átrio central até o telhado, aproximando a natureza do espaço de trabalho. Além de atuar como um catalisador social, criando espaços para colaboração, relaxamento e inspiração.
Os núcleos de serviço de deslocamento criam grandes áreas flexíveis que incentivam padrões colaborativos de trabalho. Usando tecnologia de ponta para controlar os níveis de iluminação e temperatura, as vistas desses espaços de trabalho são finamente calibradas para criar um ambiente de trabalho perfeito, um espaço inspirador e leve para as pessoas trabalharem. Todos os ocupantes têm uma conexão direta com o ambiente externo, fornecendo luz natural e vistas externas.
O edifício utiliza tecnologias de baixo e zero carbono, tais como painéis fotovoltaicos integrados no telhado e bombas de calor de fonte terrestre, além de um sistema de reciclagem de água cinza e coleta de água da chuva. Aquecimento e resfriamento são fornecidos através de um sistema de painel radiante que melhora a qualidade e o conforto do ambiente interno enquanto permite que o sistema central da planta opere mais eficientemente em comparação com os sistemas convencionais. O sistema de aquecimento e resfriamento também se integra ao sistema de aquecimento distrital para maior suporte e resiliência, bem como torres de resfriamento para "resfriamento livre" quando condições externas são apropriadas.
A Sede da MOL procura preservar as relações de trabalho presencial como parte da experiência urbana, onde as pessoas podem caminhar ou andar de bicicleta para trabalhar. O edifício está no caminho certo para alcançar as certificações LEED Platinum e BREEAM Excellent, estabelecendo novas referências tanto para Budapeste quanto para a Hungria. O projeto do edifício aproveita ao máximo seu contexto urbano para impulsionar uma resposta sustentável.